domingo, março 25, 2012

Preços diferenciados no transporte

O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, andou por vários países e tem trazido algumas ideias para aplicar à realidade sorocabana. O Via Viva foi uma delas, copiada de um programa na Colômbia (se não me falha a memória). Mas alguns gargalos ainda precisam ser solucionados na cidade.

Quem acompanha os problemas sorocabanos por meio dos noticiários pode ver que um deles é a superlotação dos ônibus nas horas de pico. Vira e mexe sai matéria da população reclamando da falta de coletivos durante esses períodos do dia. Dia desses andei de ônibus em três linhas (bastante "populares", digamos assim) em horário "normal" e o número de passageiros era tranquilo, com vários bancos a serem ocupados.

Não sou expert no assunto e nem tenho dados para fundamentar essa ou aquela mudança no sistema de transporte. Mas recentemente vi um sistema que me chamou bastante a atenção e vejo como uma política pública "palatável" para ajudar na resolução de problemas de ônibus lotados aqui em Sorocaba.

Em casos de superlotação, imagino que a medida mais provável seria aumentar o números de ônibus nos horários de movimento. Mas, com isso, as ruas ficariam ainda mais cheias e o trânsito ainda mais caótico, certo? O pulo do gato é como driblar isso.

Em Santiago, no Chile, o Metrô tem tarifas diferenciadas, conforme o horário de utilização. (Veja detalhes aqui - http://www.metrosantiago.cl/guia-viajero/tarifas ) No horário de rush, a tarifa cobrada é a cheia, a mais cara. Nos horários de menor movimentação, os preços caem. Isso acaba sendo um incentivo para que pessoas sem pressa e estudantes (normalmente, com a grana contada) utilizem o sistema público em horários diferenciados para poupar. Com o sistema de cartões inteligentes usado no transporte de Sorocaba, imagino que essa questão técnica de cobrança diferenciada não seria um grande entrave a ser resolvido.

A ideia é não tornar mais caro dos preços atuais. Pelo contrário, é deixar mais barato nos horários "alternativos". É uma forma de tentar desafogar os horários mais complicados de superlotação. Dessa forma, os trabalhadores também poderiam negociar com seus patrões de chegar uma hora mais cedo e ir embora também mais cedo para evitar ônibus cheio e conseguir poupar no final do mês. Que mal há nisso?

Sorocaba já tem que começar a pensar nesse tipo de política pública e incentivo à circulação alternativa. A cidade agradece.

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