quinta-feira, agosto 12, 2010

Uma informação que pode salvar

Alguns problemas que acontecem com boa parte da população poderiam ser resolvidos de forma rápida, mas acabam de maneira trágica por simples desconhecimento dos cidadãos. Esse é o caso de um engasgamento com objetos, por exemplo. A pessoa coloca um alimento grande ou alguma bala na boca e, de repente, aquilo a engasga de forma que a passagem de ar fica obstruída e ela não consegue respirar.

Aqueles segundos sem conseguir aspirar para quem está engasgado são desesperadores. E, naturalmente, ele coloca as mãos no pescoço com o olhar desesperado pedindo ajuda. A pessoa não consegue falar, logicamente, porque está engasgada. Para quem olha, a cena também não é nada agradável. Mas enquanto as pessoas ao lado não tomam nenhuma atitude, o engasgado continua desesperado sem conseguir respirar.

É nesta hora que o conhecimento, a informação, faz muita diferença. Uma simples atitude pode resolver o problema. Ao invés de sair correndo, gritando para alguém ou ligar para o bombeiro, quem presenciar uma cena de engasgamento deve manter a calma e se prontificar a ajudar. Com um procedimento simples chamado "Manobra de Heimnlich" é possível resolver o problema. Veja como é simples, neste vídeo abaixo. Apesar de ser em espanhol (não achei nada em português que fosse tão claro e explicativo como esse). Aprenda e repasse a informação, pois ela pode ser a sua salvação ou de sua família. Em caso de bebês, o procedimento é outro, conforme mostra o vídeo mais abaixo.



Veja como fazer a manobra em bebês:

2 comentários:

  1. Ele diz que se a pessoa ficar inconsciente deve-se fazer reanimação cardiopulmonar. Mas não explica como fazer.

    ResponderExcluir
  2. oi Francisco. Aqui, neste vídeo, a proposta é ensinar somente a manobra de Heimlich. A reanimação cardiopulmonar é outro passo. Se você procurar no You Tube você até encontrará o vídeo sobre a reanimação. abraço

    ResponderExcluir